O MBA Executivo Internacional forma dirigentes empresariais com visão global de negócios, atualizados e capacitados para formular e liderar a implementação de estratégias competitivas. O curso tem foco na gestão estratégica no contexto global, com aulas no Brasil e uma viagem de estudos ao Exterior integrada ao programa, combinando teorias, casos e intensa troca de experiências práticas.
Credenciado internacionalmente pela AMBA - The Association of MBAs, com sede em Londres, o curso tem reconhecimento internacional como MBA. Este curso possui grande prestigio no âmbito nacional e internacional, reunindo os alunos mais experientes do Brasil (segundo o Financial Times de Londres). É um MBA generalista no modelo clássico norte americano, com foco em estratégia corporativa internacional. A diversidade e grande experiência profissional favorecem a troca de experiências e a criação de um forte networking. Uma viagem internacional de estudos é parte integrante do curso, com opções de estudos e visitas a empresas nos EUA, Europa, China, Índia e Israel.
Objetivos
Aprimorar a capacidade de executivos experientes em analisar as organizações e mercados no contexto de competitividade internacional, desenvolvendo sua visão estratégica dos negócios e a capacidade de liderar processos de implementação de mudanças, além de promover o auto-desenvolvimento permanente como profissional e como membro responsável da sociedade. Segundo o Executive MBA Council dos EUA, em média 45% dos participantes são promovidos ainda durante o curso.
Perfil do Aluno
Os participantes do curso MBA Executivo Internacional têm idade média de 38 anos, experiência profissional de aproximadamente 16 anos e atuação em cargos executivos há mais de 10 anos. Segundo o Financial Times de Londres, nossos participantes compõem o 12º grupo mais experiente de alunos do mundo. Em média, cerca de 40% são diretores de empresas (CEOs, Presidentes, Diretores, Sócios ou Superintendentes) e 60% Gerentes Seniores, com predomínio de empresas internacionais.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total de carga horária presencial do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências. Métodos participativos, simulações e trabalhos em equipe, compõe um programa com 50% de tempo em conceitos essenciais de um MBA Internacional e 50% de aplicações à realidade empresarial. Duas disciplinas são cursadas a distância em Harvard, para nivelamento em estatística e contabilidade. A turma é limitada a dois alunos por empresa, de modo a maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências.
Sistema de Avaliação
Para obter o certificado, o aluno deve ser aprovado em seu projeto de conclusão de curso, nas provas presenciais e nos trabalhos realizados em cada módulo do curso. Também é exigida a presença mínima de 75% nas aulas como um todo e 50% de presença em cada módulo do programa.
Disciplinas
Casos de Gestão Estratégica Internacional
Design de Negócios Inovadores
Empresas e Tecnologias Exponenciais
Gestão de Marketing e Competitividade
Gestão de Pessoas e Transformação
Gestão do Valor Sustentável
Governança e Sustentabilidade: Uma Agenda para o Futuro
Preparando-se para o Futuro: de Executivo a Investidor de Empresa Nascente
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: China
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: Israel
Trabalho Final de curso: Desenvolvimento de Modelos de Negócios
Análise Econômica, Cenários e Previsão para os Negócios
Excelência Operacional em Serviços e Manufaturas
Gestão Estratégica da Tecnologia e Inovação
Gestão Estratégica para a Competitividade
Gestão Financeira e Valor
Contabilidade Financeira
Métodos Quantitativos
Princípios de Microeconomia
Simulação de Gestão Estratégica
Avaliação de Empresas
Casos de Internacionalização
Educação Corporativa: da Teoria à Prática
Estratégia em Novos Negócios
Gestão de Risco e Governança Corporativa
Gestão de Projetos
Internacionalização de Empresas de Países Emergentes
Liderança Organizacional
Planejamento e Controle de Marketing
Prospecção do Futuro e Estratégia
Tópicos Avançados de Estratégia: Simulação Empresarial
Tópicos Avançados, Mercado e Geração de Valor
Valor do Capital Social
Negociação e Tomada de Decisão
Gestão de Carreira e Transição Profissional
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: EUA
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: Vale do Silício
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: Europa
Seminário Internacional - Viagem de Estudos: Índia
Projeto de Consultoria Internacional
Trabalho de Conclusão do Curso
1. Inscrição gratuita online;
2. Análise curricular;
3. Avaliação de Application Questionnaire;
4. Entrevista com a coordenação do curso.
Apresentação
Composto por professores, profissionais e docentes com efetiva experiência prática no mundo dos negócios e expressiva qualificação acadêmica.
Coordenador
Profª. Drª. Renata Giovinazzo Spers
graduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Vanderbilt (EUA), em 2010, com apoio da FAPESP. Obteve o título de livre-docência pela FEA-USP (2016). É Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Coordenou projetos de pesquisa com apoio da FAPESP (2013) e CNPq (2014 a 2017). Atuou como Líder da Área Economia das Organizações do DA/FEA/USP (2013 e 2014) e membro titular da Comissão de Apoio à Pesquisa do DA/FEA/USP (2014 a 2017). Atuou como membro titular da Comissão de Internacionalização do Departamento de Administração (2015 e 2016). Atuou na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), como Assessora Técnica de Direção (2016 e 2017). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Editora da Revista Científica Future Studies Research Journal. É certificada Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes. Também atua com estudos sobre educação executiva e métodos ativos de ensino.
As viagens técnicas do MBA Executivo Internacional têm por objetivo analisar o ambiente de negócios, a cultura local e as diferentes visões conceituais e empresariais de professores e executivos. Contribuem muito para desenvolver ainda mais uma mentalidade global entre os participantes. Os viajantes vivenciam aspectos culturais, econômicos, sociais e de gestão de negócios, contrastando visões brasileiras, norte-americanas, européias e asiáticas.
graduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Vanderbilt (EUA), em 2010, com apoio da FAPESP. Obteve o título de livre-docência pela FEA-USP (2016). É Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Coordenou projetos de pesquisa com apoio da FAPESP (2013) e CNPq (2014 a 2017). Atuou como Líder da Área Economia das Organizações do DA/FEA/USP (2013 e 2014) e membro titular da Comissão de Apoio à Pesquisa do DA/FEA/USP (2014 a 2017). Atuou como membro titular da Comissão de Internacionalização do Departamento de Administração (2015 e 2016). Atuou na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), como Assessora Técnica de Direção (2016 e 2017). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Editora da Revista Científica Future Studies Research Journal. É certificada Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes. Também atua com estudos sobre educação executiva e métodos ativos de ensino.