Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Tendências da Educação no Mundo Digital
Formação em Tecnologias Digitais de Educação: Tendências da Educação no Mundo Digital
O curso se propõe a dar uma visão do processo de avaliação que é essencial para que possamos refletir, questionar e transformar nossas ações. Sobre a capacidade da neuroplasticidade e sua relação com o aprendizado e como a neurociência pode contribuir para a educação e, por fim, como o desenvolvimento das teorias de aprendizagem pode auxiliar os processos de construção do conhecimento e na mediação pedagógica, de modo a favorecer a realimentação das teorias e a reconstrução das práticas.
Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal Quarta-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Diferenciais
Os professores trabalham cada componente curricular, interagindo com estudantes, em tempo real, para desenvolver nos participantes competências como:
* Habilidades de planejamento.
* Conhecimentos gerenciais.
* Administração de recursos.
* Visão Integrada de programas educacionais.
Objetivos
O objetivo é capacitar o profissional para a liderança de programas educacionais com forte uso das tecnologias digitais com a intenção de desenvolver nos participantes as competências necessárias para a inovação do processo de ensino aprendizagem com apoio de tecnologias digitais.
Perfil do Aluno
Interessados de diferentes áreas e/ou educadores, docentes desde a educação básica até a educação superior, coordenadores, técnicos educacionais, gestores de universidades, responsáveis por treinamentos e processo de ensino-aprendizagem e demais entusiastas da aplicação de tecnologias digitais da informação e comunicação na área educacional e empresarial que querem aproveitar o melhor momento do digital em seus programas e projetos de educação.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com o sistema de avaliação adotado pela coordenação do curso.
Investimento
R$ 2.980,00 no cartão à vista ou em até 10 vezes.
Metodologia
Curso síncrono (ao vivo em sala virtual). A metodologia do curso enfatiza a combinação de teoria e troca de experiências, usando aulas expositivas dialogadas, métodos participativos, experiências integradas e concatenadas, oportunidades de reflexão, investigação e resolução de situações problemas reais, apresentadas pelos estudantes, simulações e trabalhos em equipe, adequados aos diferentes temas do curso. Os conhecimentos e experiências dos docentes, aliados à vivência dos estudantes em diferentes segmentos empresariais, permitem maximizar as oportunidades de troca de conhecimentos e experiências e a criação de redes de relacionamento humano, de grande valor para todos os participantes.
Sistema de Avaliação
Serão aprovados no curso e terão direito a certificado de especialização os alunos obtiverem nota igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
Avaliação Educacional
* Fundamentos e Concepções de Avaliação.
* Características e Instrumentos da Avaliação da Aprendizagem.
* Princípios e Desenho da Avaliação da Práxis Docente.
* Elaboração e Revisão de uma Avaliação Pedagógica.
Neurociência e aprendizagem educacional
* Bases biológicas do aprendizado e a relação da neurociência e a educação, entendendo os conceitos básicos de neurônios, sinapses e neurotransmissores e a capacidade da neuroplasticidade e sua relação com o aprendizado.
* Neurônios, cérebros e pessoas.
* Como a neurociência pode contribuir para a educação.
* Neuromitos e fatos na educação.
* A função da emoção na aprendizagem.
* Projetos educacionais usando a neurociência.
Conhecimento e aprendizagem na cibercultura
*Concepções de Conhecimento, Sujeito e Cibercultura na pós-modernidade;
* Cultura de massa e Cultura da liberação da palavra;
* Habilidades e competências do século 21.
* Conceitos de Pedagogia, Andragogia e Heutagogia.
*Concepções do Processo Ensino/ Aprendi
Tendências da Educação no Mundo Digital
Avaliação da Práxis Pedagógica
Conhecimento e Aprendizagem na Cibercultura: Teoria e Prática
Teorias e Tendências da Educação
1- Preenchimento da ficha de inscrição;
2 - A vaga é garantida após à confirmação do pagamento do Boleto de Inscrição ou da transação pela operadora de cartão de crédito;
Apresentação
O corpo docente é composto por professores com nível de Mestrado e Doutorado da Fundação Instituto de Administração, professores titulados de outras instituições, por profissionais e palestrantes de grande capacidade na área de gestão empresarial e gestão da tecnologia da informação.
Coordenador
Prof. Adriana Backx Noronha Viana
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.
Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES; Coordenadora de Projeto FAPESP sobre Estilos e Estratégias de Aprendizagem dos alunos de graduação em Administração: Mensuração e Associação (2018/2020), Estudo comparativo de estudantes de pós-graduação em estratégias de aprendizagem, processo de autorregulação e métodos ativos de aprendizagem na Austrália e no Brasil (2018/2019). Com a Pandemia, coordenou formação para os docentes da USP, com foco na utilização de tecnologias digitais educacionais, fundamentais para atravessar esse período. Coordenou em 2021/2022 o projeto CAEG / USP - Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação, intitulado: "Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão". É responsável por outras formações docentes para o contexto das tecnologias digitais educacionais. Participa da Coordenação do PROINFO - FIA e Coordena o curso Gestão de Programas e Tecnologias Digitais de Educação entre outros. Possui várias publicações em artigos, livros e capítulos de livros, nacionais e internacionais sobre os seus temas de pesquisa.