Quem busca qualificar o desempenho de suas equipes encontra nos cursos in company a modalidade ideal.
Como o nome sugere, esse é uma metodologia de ensino voltada à prática organizacional.
Seu foco se direciona a solucionar necessidades específicas de cada empresa, o que oportuniza a oferta de conteúdo sob medida.
Se você quer saber mais sobre o assunto, mas não sabe por onde começar, siga a leitura.
Ao longo do texto, você vai conferir:
A partir de agora, você vai ver:
Interessado? Então, continue conosco!
In company, termo originário da língua inglesa, que significa “em companhia”, é um modelo de capacitação voltado a empresas, realizado costumeiramente dentro delas, utilizando a sua própria estrutura para a qualificação dos colaboradores.
Todo tipo de evento voltado ao ensino corporativo pode ser assim classificado.
Se uma organização oferece aos funcionários um workshop de uma semana sobre uma nova norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, por exemplo, esse é um tipo de capacitação in company.
Um treinamento rápido sobre gestão de processos, com quatro horas de duração, por exemplo, também se enquadra no conceito.
Como dá para perceber, a característica principal não é a duração do evento, mas o fato de ele se limitar ao público interno da empresa.
Não necessariamente, a organização precisa sediar esse momento de aprendizagem.
Vale lembrar que alguns cursos podem ser desenvolvidos na instituição de ensino contratada pela empresa.
Também é possível utilizar a metodologia da educação a distância, via internet, uma vez que a tecnologia é uma grande facilitadora para o ensino corporativo.
O mais importante a destacar é que essa capacitação é construída sob medida, de acordo com o perfil e necessidades da organização, dos seus colaboradores e dos resultados esperados.
É um investimento que a empresa faz para que as suas equipes possam evoluir profissionalmente a partir do que proporciona uma escola especializada.
Como consequência, é esperado que esse investimento reverta positivamente no desempenho, produtividade e eficiência de todos.
Os cursos e treinamentos in company têm esse foco, pois vivenciam situações reais das empresas.
A partir daí, os colaboradores passam a trabalhar com novas técnicas e conceitos, adquirindo ou aprimorando habilidades e competências.
Interessante observar ainda que há grande variedade de tipos de cursos ofertados atualmente.
Isso é positivo, pois torna possível desenvolver todos os setores e funções dentro de uma organização.
Sem falar que os benefícios são inegáveis e democráticos, se estendendo do empregador aos seus colaboradores.
Parece que há motivos de sobra para investir na capacitação in company, não é mesmo?
O pai da administração moderna, Peter Drucker, já dizia: “Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino”.
Sábias palavras, que se aplicam bem ao assunto deste artigo.
Estamos na era do conhecimento com a valorização do crescimento profissional.
Um indicativo claro disso é que os cursos in company continuam bastante requisitados pelas empresas mesmo em tempos difíceis, de crise econômica que perdura e se arrasta.
Mas por que isso acontece?
Podemos dizer que essa capacitação é considerada como um fator estratégico e decisivo para o futuro organizacional.
E os números comprovam o interesse no ensino corporativo.
Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil em 2017, o investimento anual das empresas no treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas cresceu 21% com relação ao ano anterior (2016).
Houve uma média de R$ 788,00 gastos por colaborador.
Outro indicador dessa pesquisa que serve para reforçar esse crescimento se refere ao aumento de 37% dos investimentos em relação ao percentual do faturamento anual bruto das organizações.
Afinal, ter colaboradores capacitados é pré-requisito para que os negócios sobrevivam e cresçam em um mercado altamente competitivo.
É o capital humano qualificado, portanto, que faz a diferença no mundo corporativo.
Vale nos apegarmos novamente na literatura, citando Francisco José Masset Lacombe, no seu livro Recursos Humanos Princípios e Tendências (Ed. Saraiva):
“As empresas que não treinam e desenvolvem seus funcionários podem enfrentar dificuldades competitivas por falta de gente preparada para seus cargos”.
Assim, oferecer aos colaboradores a educação continuada, por meio de um curso in company, além de gerar informação e conhecimento, é uma forma de alcançar os resultados esperados pela organização.
Com o treinamento, os funcionários se mostram mais preparados, motivados e valorizados.
E isso faz com que sejam eficientes e produtivos.
Como você deve imaginar, dada a grande oferta desse tipo de capacitação no mercado, você pode encontrar cursos e treinamentos in company mais atrativos do que outros.
Mas sem entrarmos em detalhes sobre a qualidade de ensino e conteúdo programático, vale reforçar que o funcionamento é bastante semelhante em todos eles.
Os cursos in company são um misto de teoria e prática na preparação dos profissionais.
As instituições de ensino contratadas devem alinhar o treinamento de acordo com as dificuldades enfrentadas pela empresa, suas reais necessidades, vivências e objetivos.
Nos cursos e treinamentos do tipo, os cases de sucesso da própria empresa e de outras similares ou mesmo concorrentes são abordados, assim como também os problemas enfrentados nesse mundo de negócios.
São, portanto, estudos de casos reais, com implicações de ordem prática.
Tudo é voltado especificamente para a realidade da companhia.
Também podemos dizer que os treinamentos in company seguem algumas etapas.
Vamos a elas?
O primeiro passo é entender o modelo de negócio da empresa que deseja a capacitação de seus times.
Qual é o seu ramo de atuação?
Quais são seus valores, visão e missão?
Qual a sua cultura organizacional?
Essas e outras perguntas fazem parte do diagnóstico inicial.
É preciso ainda saber quais são as dificuldades enfrentadas e quais as necessidades atuais que ela precisa atacar.
Após o levantamento dos dados acima, é hora de definir quais serão as soluções apresentadas (em forma de treinamento) para que a organização alcance os seus objetivos.
Ou seja, a metodologia de ensino e o conteúdo abordado só são definidos após o diagnóstico estar completo.
Como passo seguinte, vem a parte prática.
É chegada a hora de executar o projeto anteriormente definido para a organização, de acordo com o plano de ensino.
Embora a responsabilidade da instituição de ensino no processo seja inegável, ele só funciona se houver comprometimento dos alunos – no caso, os colaboradores da empresa.
A última etapa de um curso ou treinamento in company consiste em avaliar o retorno do investimento na educação dos funcionários, levando em conta as expectativas da empresa.
É claro que muitos desses resultados só irão ser observados na prática com o tempo.
Mas uma análise junto aos alunos é importante para identificar a sua satisfação com o aprendizado e o conhecimento adquirido.
As principais instituições responsáveis por cursos in company oferecem capacitações de todos os tipos (com foco em várias áreas) para as organizações.
Dessa forma, as ofertas de ensino são diversas.
Nota-se, contudo, que o aperfeiçoamento no âmbito comercial tem sido o mais procurado.
Segundo dados do Panorama do Treinamento no Brasil em 2017, o treinamento em geral para o comércio cresceu 10% no ano passado, com relação a 2016.
Essa informação sugere que as empresas estão preocupadas em gerar novos negócios, segundo análise realizada pela revista Melhor Gestão de Pessoas sobre essa pesquisa.
Com relação ao treinamento nas áreas de operações e administrativa, o volume diminuiu, respectivamente, em 3% e 2%, também na comparação entre os anos de 2017 e 2016.
Para falar sobre alguns tipos de cursos in company, então, vamos começar pelo comércio.
As empresas da área do comércio focam o treinamento para as suas equipes de vendas.
Em linhas gerais, nesses casos, o objetivo é atrair novos clientes e fidelizar os antigos e atuais, repercutindo positivamente no faturamento e no volume de vendas.
Uma característica desse tipo de capacitação aparece no destaque dado à motivação dos profissionais.
Essa é uma habilidade desejada para que as metas de vendas da empresa sejam alcançadas.
Na área administrativa, o foco da qualificação profissional é outro.
Os treinamentos in company atacam as dores do dia a dia da empresa, como a necessidade de reduzir custos, de eliminar burocracias e de ajustar processos do negócio
Como dá para perceber, produtividade e eficiência são conceitos importantes nessa capacitação.
Mas além de fazer mais e melhor com menos recursos, há outras abordagens que também aparecem no conteúdo.
Elas variam conforme as prioridades de cada organização, mas podemos citar administração financeira e negociação com fornecedores como exemplos.
Para as empresas prestadoras de serviços, um aspecto sempre presente nas capacitações é a excelência no atendimento ao cliente, já que esse é quase sempre um diferencial muito importante no setor.
Ao mesmo tempo, a administração do tempo e o melhor aproveitamento dos recursos também costumam aparecer nos conteúdos.
Lembrando que a eficiência é quase sempre um aspecto decisivo para esse tipo de empresa, ficando o seu faturamento dependente de serviços executados com qualidade e agilidade.
Seja qual for o tipo de curso ou treinamento in company, não há dúvidas de que essa uma das melhores estratégias para otimizar os resultados de qualquer que seja a empresa, independentemente do seu ramo de atividade.
Nessa modalidade de ensino as competências e habilidades dos profissionais são atualizadas e desenvolvidas com ferramentas testadas e comprovadas.
Desse modo, os cursos são tidos como meios rápidos e eficazes para conseguir elevar a qualidade do capital humano, permitindo aos funcionários enaltecer seus pontos fortes e ajustar onde há necessidade de melhorar.
Em grandes empresas, a capacitação in company já é uma realidade há bastante tempo.
É claro que muito dificilmente um curso ou treinamento é aplicado simultaneamente a todos os colaboradores, que existem em grande número nesse tipo de organização.
Também por isso, as qualificações costumam ser realizadas por setores, a partir das suas necessidades específicas.
Esse foco bem definido contribui para melhores resultados.
Por outro lado, como estamos falando de um contingente maior de pessoas, esse é um investimento bastante alto para a empresa, ainda que compense no médio prazo.
Por isso, não é incomum que o funcionário participe com uma contrapartida financeira.
Ele também pode se comprometer a arcar com os custos da aprendizagem se, porventura, deixar espontaneamente a empresa em um determinado prazo após a qualificação.
Vale sempre destacar que cursos e treinamentos in company agregam ao currículo e tornam os profissionais mais bem preparados para os desafios do mercado e da própria ocupação.
Já quando falamos em pequenas empresas, a cultura do treinamento in company não está tão disseminada quanto nas suas irmãs de maior porte.
Contribui para isso, paradoxalmente, o próprio tamanho da organização.
Ou seja, como estamos falando de negócios com um número menor de funcionários, o custo por participante acaba se tornando mais alto do que nas grandes empresas.
Obviamente, o tamanho do investimento é um fator importante para os pequenos empresários.
Por outro lado, quando há real compreensão sobre os ganhos que a qualificação proporciona, isso acontece de forma mais segura.
Equipes menores tendem a ter maior facilidade na absorção do conteúdo e sua utilização prática, o que é uma característica marcante nos cursos in company.
Tudo isso deve ser considerado pelo gestor.
Da mesma forma, para viabilizar o treinamento, é importante contar com o auxílio da tecnologia.
Instituições que oferecem o conteúdo do treinamento in company EAD, pela internet, podem se aproximar mais facilmente do orçamento disponível para tanto.
Ao chegar até aqui, você certamente já identificou uma série de razões que justificam investir em uma capacitação in company.
Como parte do planejamento estratégico de um empresa, essa modalidade cumpre papel essencial.
E para que não reste nenhuma dúvida sobre isso, vamos relacionar agora as suas principais vantagens.
Confira!
Depois que a empresa decide investir na educação corporativa, o próximo passo – e não menos importante – é a escolha da instituição de ensino responsável por aplicar o treinamento.
No tópico a seguir, você vai ter todas as dicas que precisa sobre essa busca.
Como já dito no início do artigo, a crescente procura por essa modalidade de treinamento elevou o número de cursos in company no mercado.
Isso é positivo, pois a maior oferta aumenta as chances de uma empresa encontrar a capacitação mais adequada para os seus objetivos.
Por outro lado, também cresce o seu compromisso de estudar muito bem as opções antes de bater o martelo.
É preciso escolher uma instituição de qualidade, com credibilidade, comprometida com os resultados e que possua larga experiência comprovada no ensino corporativo.
Procure saber quem são os seus profissionais e suas qualificações.
Veja o que dizem sobre a instituição, especialmente ex-alunos.
É válido conversar com profissionais que já participaram de cursos ministrados por ela.
Também não esqueça de tirar todas as suas dúvidas antes de contratar, pois o treinamento deve ser totalmente personalizado.
Quer uma boa dica?
A FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece cursos in company dentro da linha de treinamentos customizados.
Os mesmo rigor acadêmico de todos os cursos da instituição aparece nesse tipo de capacitação, que é aplicada de acordo com a realidade organizacional da empresa contratante.
As soluções in company da FIA são desenvolvidas para atender à demanda de organizações que buscam a melhor formação para os seus colaboradores e executivos, oferecendo um conteúdo sob medida para as necessidades de cada uma delas.
As aulas podem ser realizadas tanto na sede da sua empresa quanto nas instalações da FIA, o que é um diferencial importante.
Não deixe de visitar o site da FIA para saber mais.
Falamos neste artigo sobre cursos e treinamentos in company, uma modalidade prática para qualificar o capital humano nas empresas.
Utilizando a sua estrutura, à distância ou na instituição de ensino responsável pela capacitação, é sempre uma oportunidade de melhorar o desempenho das equipes.
Produtividade e eficiência são temas frequentes nesse tipo de qualificação, que pode ter um conteúdo bastante personalizado, com foco nas dores de cada negócio.
Quando incorporada à sua cultura, a capacitação tende a ser ainda mais proveitosa.
É por essa razão que, como você viu ao longo do texto, o investimento é recomendado para grandes ou pequenos negócios.
Diante de um mercado altamente competitivo e no qual tudo muda muito rápido, manter-se atualizado e por dentro das melhores práticas é uma exigência para quem busca o crescimento sustentável.
Em um bom curso ou treinamento in company, seus efeitos aparecem nos resultados da empresa.
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