Estratégia e Organizações

Consultoria Empresarial: o que é, tipos e como aplicar

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Nos bons ou maus momentos de um negócio, a consultoria empresarial é um serviço que oferece soluções.

Estamos falando de uma proposta útil para levar uma empresa ao crescimento sustentável e resultados melhores.

E isso vale para negócios de todos os portes e de áreas diversas.

Sim, uma consultoria empresarial para pequenas empresas tem tanto valor quanto para multinacionais.

A verdade é que, não  importa qual seja o tamanho do negócio, sempre há oportunidades de evoluir na gestão – e é esse o ponto de partida para buscar o serviço.

Se você quer saber mais sobre ele, entender como fazer ou como contratar uma empresa de consultoria empresarial, é neste artigo que vai encontrar as respostas que procura.

Confira um resumo do que vai conferir a partir de agora:

A partir de agora, você vai ver:

  • O que é consultoria empresarial?
  • Como funciona uma consultoria empresarial?
  • Como implantar uma consultoria empresarial?
  • Principais vantagens da consultoria empresarial
  • Principais tipos e áreas de atuação da consultoria empresarial
  • 7 razões para contratar uma consultoria empresarial
  • Como escolher uma empresa de consultoria empresarial

Interessado? Boa leitura!

O que é Consultoria Empresarial?

A Consultoria Empresarial é um auxílio para a melhora da gestão de uma empresa

Consultoria empresarial é um serviço de diagnóstico de problemas e análise de dados da empresa, que tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão.

Com ela, é possível reduzir custos, tornar processos mais eficientes, otimizar as finanças, planejar expansões do negócio e aprimorar o trabalho do setor de recursos humanos, entre outras abordagens.

Esse tipo de ajuda, vinda de um especialista, serve para resolver diferentes obstáculos relacionados ao negócio.

Pode ser, por exemplo, que a gestão empresarial esteja ineficiente, as vendas em baixa, ou, ainda, que o dono do negócio precise criar um plano estratégico para os seus projetos.

Assim, a consultoria empresarial envolve uma troca de experiências e conhecimentos entre um especialista e uma empresa.

O consultor é um profissional qualificado e que tem conhecimento e experiência de mercado.

Ele, então, trabalha em conjunto com os gestores do negócio, de modo a auxiliá-los na resolução de problemas – ou até na identificação deles.

O papel da consultoria, portanto, é coletar informações sobre a empresa, desenvolver um plano de ação estratégico para que seja colocado em prática e, por fim, analisar resultados.

É durante essa troca de conhecimentos que o consultor fica apto a levar insights e propostas à liderança da empresa, que pode acatar ou não as sugestões.

O principal objetivo é verificar desafios e oportunidades de crescimento na empresa e auxiliar na tomada de decisão.

Mas onde o empreendedor pode buscar esse serviço?

Quem faz

A consultoria empresarial pode ser realizada tanto por profissionais autônomos quanto por empresas especializadas na atividade.

Mas não se trata de uma demanda integralmente terceirizada, já que o envolvimento de gestores é fundamental para o sucesso da iniciativa.

Esse trabalho deve ser realizado em parceria com os líderes da empresa, que precisam estar com a mente aberta para receber sugestões e trocar ideias.

Mercado em alta

Estamos falando de um serviço cada vez mais recorrente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado de consultoria cresceu 7% em 2016, alcançando um valor de mais de 58 bilhões de dólares, segundo a Source Global Research.

Mas quando contratar uma consultoria empresarial?

Quem precisa de consultoria?

Contratar uma consultoria é uma medida válida se você tem um problema de ineficiência que deseja resolver ou se tem uma oportunidade em vista que não sabe bem como aproveitar.

Na prática, qualquer empresa pode se beneficiar de uma consultoria, já que esse olhar de fora traz insights importantes para o futuro do negócio.

E isso pode estar relacionado a vários âmbitos da empresa: gestão financeira, vendas, recursos humanos, contabilidade, tributos, entre outros.

Se você identificar que precisa de um guia de ação, vale o investimento.

Além disso, a consultoria pode ser muito vantajosa para empresas que precisam criar uma estratégia de crescimento para o futuro.

Assim, o consultor auxilia no diagnóstico do negócio, identificando o que pode ser melhorado e o que deve mudar.

E se você está pensando que, em uma empresa pequena, esse serviço não é adequado, reveja seus conceitos.

Inclusive, esse tem sido um mercado cada vez mais explorado por consultores.

Tenha em mente que a consultoria traz benefícios para negócios de todos os portes e segmentos do mercado.

Como funciona uma Consultoria Empresarial?

Uma consultoria empresarial pode funcionar de muitas maneiras.

A mais comum tem as seguintes etapas:

1. O gestor identifica a validade da contratação de uma consultoria

2. A empresa escolhe uma consultoria

3. A consultoria se reúne com a empresa para entender os objetivos da contratação

4. A consultoria analisa os dados da empresa

5. A consultoria se reúne com a empresa para apresentar insights e mostrar rotas para resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades

6. A empresa começa a implementar mudanças a partir das soluções apontadas pela consultoria.

O passo a passo não acontece sempre da mesma maneira, mas essa é uma simplificação que serve para ilustrar a dinâmica da contratação de uma consultoria empresarial.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o consultor, mesmo atuando com a empresa, não é responsável pela tomada de decisão.

Isso continua sendo dever dos gestores do negócio, que não podem abdicar do seu papel para a efetividade da estratégia.

A consultoria, portanto, apenas auxilia nesse processo.

Dito isso, o empreendedor precisa ter em mente que o trabalho de consultoria demanda tempo.

Isso acontece porque são feitas reuniões frequentes com o consultor, presenciais ou online.

É durante esses momentos que ambos poderão trocar informações e fazer descobertas sobre o negócio.

Para isso, é fundamental reunir uma série de dados, pois eles serão requisitados pelo consultor.

Relatórios, informações e análises são úteis para que o profissional adquira uma visão mais aprofundada do negócio.

Outro ponto vale o destaque: os resultados surgem com o tempo.

Afinal, o trabalho de consultoria empresarial é gradativo, já que as mudanças não são implementadas da noite para o dia.

Por isso, paciência e dedicação são essenciais ao gestor.

Como implantar uma Consultoria Empresarial?

A confiança é algo básico e necessário na relação entre a consultoria e a empresa

Para implantar uma consultoria empresarial, é preciso, antes, identificar as razões pelas quais o empreendedor está tomando essa decisão.

Quais são os objetivos ou problemas que o levam a contemplar essa possibilidade?

Quando essas respostas estão bastante claras, fica mais fácil decidir o tipo de consultoria que o dono do negócio precisa.

Como você pode imaginar, a qualificação do consultor é o fator mais importante a ser considerado na hora da escolha.

Nessa hora, vale lembrar que há duas maneiras de implantar o serviço: contratando um consultor ou empresa de consultoria terceirizada ou criando uma equipe interna na empresa para realizar a função.

Nos dois casos, você precisa se certificar de que os profissionais destinados à função tenham conhecimento da área em que atuarão, pois isso será fundamental para o desenvolvimento de um planejamento de ação eficiente.

Então, vamos retomar:

1. Se o empreendedor decidiu implantar uma consultoria na sua empresa, primeiro, deve identificar qual objetivo o levou a esse investimento

2. Depois, é necessário buscar consultores com ampla experiência no segmento que precisa dar mais atenção.

Lembre-se ainda de que essa é uma atividade que requer sintonia entre empresa e consultor, portanto, é preciso haver confiança no trabalho do profissional.

Principais vantagens da Consultoria Empresarial

São inúmeras vantagens de recorrer a uma consultoria empresarial.

Mas se fôssemos eleger uma principal, podemos dizer que o consultor atua como um catalisador do crescimento do negócio.

Por meio de uma análise apurada das informações da empresa e da obtenção de insights de quem possui grande experiência na área, um novo horizonte se abre para ela.

É possível para o empreendedor fazer o seu projeto crescer mais rápido e de forma sustentável.

Dessa forma, uma consultoria pode ser uma peça-chave no processo de transformação do negócio.

Sem ela, a evolução pode até acontecer, mas vai demorar bem mais.

Sabemos que a mudança, mesmo que pequena, é o primeiro passo para alavancar os negócios.

Por isso, contar com um profissional capaz de incentivar esse processo, engajando o restante da equipe, é essencial.

Outra vantagem que vale a menção é a atualização constante que a empresa alcança a partir da consultoria.

De acordo com o Sebrae, isso se dá ao buscar pelas melhores práticas, da promoção de mudanças e da criação de inovação na empresa.

Todos esses são fatores que podem ser alcançados por meio de uma consultoria empresarial.

No entanto, os benefícios não param por aí.

Para que fiquem claros, vamos citar mais alguns deles:

  • Fazer um diagnóstico da empresa
  • Criar um planejamento estratégico
  • Obter uma visão externa sobre o negócio
  • Ter mais conhecimento sobre um determinado aspecto relacionado à gestão.

Mais à frente, você vai conferir os principais motivos para um empreendedor se convencer a investir no serviço.

Antes, porém, conheça os diferentes tipos de consultoria e suas peculiaridades.

Principais tipos e áreas de atuação da Consultoria Empresarial

Existem vários tipos de consultorias em áreas de atuação diversas.

Cada empresa ou consultor individual terá uma proposta específica de atuação – por isso, a necessidade de ter bem definidos os objetivos a partir da consultoria.

Não existe um padrão de frequência de encontros, de integrantes do processo e de duração do plano de ação.

Sendo assim, é preciso buscar por várias alternativas no mercado.

O dono do negócio deve analisar as propostas de cada uma e escolher aquela que lhe pareça mais adequada à realidade da sua empresa.

De modo geral, contudo, podemos definir dois tipos de consultoria:

  • Consultoria interna: é aquela desenvolvida por um profissional contratado pela empresa. Esse consultor faz parte da equipe e dedica-se exclusivamente ao negócio. Por isso, fica completamente envolvido nos processos diários. Pode ser vantajoso para empresas que buscam uma consultoria em longo prazo.
  • Consultoria externa: é quando a empresa recorre ao serviço terceirizado. Nesse caso, o profissional não é um funcionário da empresa, mas um prestador de serviço. Geralmente, o consultor externo possui mais experiência, já que atua no mercado com várias empresas ao mesmo tempo. Além disso, ele é capaz de olhar para o negócio com mais neutralidade.

Entendidas as diferenças, agora, vamos falar sobre as principais áreas de atuação das consultorias empresariais.

Confira!

Gestão empresarial

Essa área dedica-se à estratégia de gestão da empresa.

Portanto, a atividade está diretamente ligada à atuação do empreendedor, que é quem comanda o negócio.

A opção se mostra interessante para empresas que precisam identificar oportunidades de crescimento ou mesmo solucionar erros no direcionamento dos negócios.

Recursos humanos

Uma consultoria voltada aos recursos humanos auxilia a liderança a identificar demandas e dificuldades da equipe, assim como as melhorias necessárias na gestão de pessoas.

Pode ser benéfica, por exemplo, quando a empresa apresenta altas taxas de rotatividade, mas não sabe qual problema tem dado origem à insatisfação dos colaboradores.

Marketing digital

Hoje em dia, investir em marketing digital é um dos principais pilares estratégicos das empresas.

Com um bom plano de atuação online e impulsionamento de mídia, é possível prospectar leads, engajar clientes e construir uma reputação de marca.

A consultoria de marketing auxilia a construir um planejamento estratégico para que a empresa ganhe visibilidade no mercado e fique ainda mais próxima dos clientes.

Vendas

As vendas estão baixas?

Ou há um volume satisfatório, mas o empreendedor quer crescer mais?

Em ambos os casos, é possível contratar uma consultoria de vendas.

O profissional, por ter experiência, poderá auxiliar o gestor a criar estratégias, avaliar indicadores e potencializar a atração de leads de venda.

Finanças

Controle de fluxo de caixa, capital de giro, investimentos e gastos.

Tudo isso requer um planejamento estratégico para que a empresa tenha saúde financeira.

No entanto, lidar com finanças geralmente é uma dor de cabeça para empreendedores.

Uma consultoria é a alternativa adequada para resolver problemas com finanças, readequar gastos e investir com mais segurança.

7 razões para contratar uma Consultoria Empresarial

Há muitas razões para pelo menos considerar a contratação de uma consultoria

Para quem ainda não está convencido que contratar uma consultoria empresarial é uma boa escolha, os sete motivos listados a seguir são capazes de fazer qualquer um mudar de ideia.

Dê só uma olhada:

1. É um investimento para o negócio

É essencial ter em mente que a consultoria empresarial é um investimento que o empreendedor faz no negócio, e não um gasto.

Trata-se de um serviço que vai melhorar o desempenho da empresa, gerando mais retorno financeiro e também segurança na gestão.

2. Traz uma visão externa da empresa

É natural que a liderança não enxergue com clareza os problemas da empresa, justamente por estar muito próxima a ela.

Isso acontece, inclusive, em razão de muitas das dificuldades estarem diretamente ligadas à gestão.

Nesse sentido, a consultoria proporciona um olhar externo, que vem de um profissional capaz de analisar de forma neutra o que está acontecendo na empresa.

Faz sentido, não é?

3. Agrega conhecimento

Como o consultor possui experiência no mercado a partir do trabalho em conjunto com várias empresas, ele pode agregar conhecimento ao negócio.

Essa é uma forma de o empreendedor ficar atento ao que fazem as outras empresas do mesmo ramo de atuação da sua.

Veja bem: o consultor pode trazer novas metodologias, práticas e estratégias para que o negócio permaneça atualizado e competitivo.

4. Melhora a tomada de decisão

A orientação de consultores experientes é uma oportunidade para tomar decisões mais assertivas.

Isso é ainda mais proveitoso para empreendedores iniciantes, que comandam empresas sozinhos, com grande força de vontade, embora sem muita experiência.

Lembre-se de que qualquer decisão errada pode trazer danos ao negócio, por isso, apostar na consultoria empresarial é uma forma de ter mais segurança nessa hora.

5. Mantém o foco nos resultados

Com o turbilhão de tarefas ao longo do dia, é comum que os gestores deixem em segundo plano as ações que visam aos resultados.

Manter contato com um consultor é uma maneira de ter um compromisso com o crescimento, uma vez que o empreendedor estará constantemente refletindo a respeito de sua atuação.

6. Cria um planejamento estratégico

Já mencionamos no artigo a importância de um planejamento estratégico que leve ao crescimento, mas vale retomar esse ponto.

Muitas vezes, empreendedores sabem quais aspectos precisam alavancar na empresa, mas não sabem por onde começar.

O consultor empresarial, então, entra em cena.

Ele pode guiar as ações, orientar e avaliar o desempenho do plano traçado.

7. Tem excelente custo-benefício

Contratar uma consultoria externa pode parecer um investimento alto, mas não é.

Se o dono do negócio fizer os cálculos adequadamente, vai perceber o valor de um serviço que pode não apenas elevar o seu faturamento e reduzir os seus custos, mas também favorecer todas as suas tomadas de decisões no futuro.

Como escolher uma empresa de Consultoria Empresarial

Antes de contratar a consultoria é preciso ser bastante metódico no processo de escolha

Antes de concluirmos este artigo, vale trazer ainda dicas valiosas para o empreendedor escolher a consultoria empresarial mais adequada ao seu negócio.

Se é o que você procura, siga estas recomendações:

  • Investigue a consultoria: analise trabalhos anteriores, sua experiência e reputação e, se possível, converse com alguns de seus clientes
  • Priorize o valor agregado: as soluções que a consultoria pode oferecer devem vir à frente de um possível preço baixo
  • Busque um serviço sólido: quem já tem uma história por trás tende a oferecer diagnósticos mais precisos
  • Seja claro na sua necessidade: o objetivo é assegurar que a consultoria possa apresentar uma solução específica para o problema da empresa
  • Alinhe expectativas e valores: é importante que a consultoria se encaixe na cultura da empresa.

Se o empreendedor seguir essas dicas, é provável que ele chegue até a FIA (Fundação Instituto de Administração).

Afinal, são 30 anos de experiência na prestação de serviços de consultoria e pesquisa.

Além disso, a partir da Rede Evolue, promove a evolução de empresas ao oferecer consultoria, software e educação executiva, seja de modo integrado ou em módulos.

Conclusão

Os benefícios de contratar uma consultoria são inegáveis para qualquer tipo de negócio

Um consultoria empresarial é capaz de oferecer à empresa a solução que ela precisa para crescer de modo sustentável ou mesmo reverter um quadro negativo.

Como vimos neste artigo, é um serviço que se aplica bem tanto aos melhores quanto aos piores momentos de um negócio.

Trata-se de um olhar neutro sobre os processos internos e a forma como são realizados.

Dessa forma, é também uma oportunidade única de aprendizado para que a gestão da empresa seja qualificada.

Convencido de suas vantagens? Tem alguma dúvida sobre o assunto?

Conheça a Rede Evolue e faça contato com a FIA para saber mais a respeito.

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FIA

Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.

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