Master em Economia Comportamental Neurociências e Tomada de Decisão
Master em Economia Comportamental Neurociências e Tomada de Decisão
O campo da Economia Comportamental ajuda líderes a entenderem o seu comportamento e de outros na tomada de decisão. Ensina como melhor conduzir o processo decisório na direção de seus objetivos de maneira consistente, abrangente e eficaz em diversas áreas de aplicação como Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Estratégia. Saber como se comunicar, relacionar e compreender as necessidades e demandas do outro determinam sua capacidade de negociar e influenciar. As decisões, especialmente de terceiros, podem ser conduzidas na direção desejada, eliminando os obstáculos na comunicação e compreensão.
Viviane B. Matos - Coordenadora Técnica
Consultora financeira CVM e Certified Financial Planner (CFP®) com uma trajetória profissional diversificada no setor financeiro. Economista com formação robusta, possui pós-graduação em Economia Comportamental e Tomada de Decisão pela FIA Bussines School , além de programas executivos em Finanças Comportamentais pela Harvard Kennedy School e Investment Banking pela New York University. Sua educação inclui cursos na Yale University, FGV, Higher School of Economics e Duke University, refletindo seu compromisso com a especialização contínua em Behavioral Science.
Aumentar sua capacidade de avaliação adequada de investimentos e alocação de recursos em projetos, entendendo os processos inconscientes e vieses que influenciam a decisão. Melhor controlar influências psicológicas, emocionais conscientes e inconscientes que afetam o indivíduo.
Objetivos
Capacitar o aluno a melhor entender comportamentos, negociar, influenciar decisões, pessoas e organizações no processo decisório de vendas, investimentos e negociações, aumentar a eficácia de comunicação em suas relações
Perfil do Aluno
Voltado para profissionais em diferentes áreas como Marketing, vendas, finanças, compras, recursos humanos, que esteja especialmente preocupados com relações, influência e comportamentos seus e de terceiros em diferentes atividades organizacionais e de mercado.
Certificação
O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar Portaria MEC de credenciamento institucional EAD nº 1.846 de 24/10/19.
Investimento
Consulte a secretaria do curso.
Metodologia
O curso integra conceitos, casos e atividades práticas, técnicas de role playig buscando levar o participante a experimentar e exercitar diversas técnicas da área comportamental. É também exigido um trabalho de conclusão do curso, com o objetivo de aprofundar um dos temas escolhido pelo participante
Sistema de Avaliação
São feitas avaliações por disciplina através de provas, exercícios e trabalhos em grupo ou individual. A nota mínima por disciplina é 7 (sete) bem como no Trabalho de Conclusão do Curso, deve ter frequentado, ao menos, 50% (cinqüenta por cento) das aulas programadas para cada módulo e 75% (setenta e cinco por cento) de total no curs
Disciplinas
Comportamento Irracional - Porque Decidimos o que não Queremos ou não Sabemos o porquê do que Decidimos
Como Lidamos com Riscos e Fazemos Escolhas
Sistemas Complexos e Redes em um Mundo VUCA
Influenciando Mudança de Comportamentos para Melhores Decisões
Arquitetura de Escolha - Estruturação de Alternativas de Escolha e seus Impactos nas Decisões
Lidando com Incertezas e Risco na Tomada de Decisão
Comunicação e Influência
Técnicas e Ferramentas de Influência
Comportamento e Agilidade Relacional para Liderança
Neuroeconomia
Psicologia do Consumo
Finanças e Comportamento - Como Lidamos Irracionalmente com Valores Financeiros
Casos e Aplicações de Sucesso em Economia Comportamental
Desenho Experimental - Como Passar dos Problemas Comportamentais a Decisões Desejadas
Novas Tecnologia de Informação e Insight Comportamental (Redes Sociais, Metaverso)
Gestão de Mudança e Implementação de Economia Comportamental pelas Organizações
Proposta de Aplicação Prática
Trabalho de Conclusão de Curso
1ª etapa – Inscrição em nosso site (não temos taxa de inscrição);
2ª etapa – análise curricular;
3ª etapa – Entrevista com a Coordenação;
4ª etapa – aprovação e convocação para matrícula.
Apresentação
O corpo docente contará com professores de universidades como também profissionais, palestrantes convidados, com experiência em Economia Comportamental.
Coordenador
Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.
Livre docente pela FEA/USP, possui graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Administração - Université Piere Mendes France - Grenoble 2 (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. É professor convidado de diferentes Universidades Francesas (IAE de Nancy, IAE de Grenoble, IAE de Aix en Provence). Atualmente ministra anualmente a disciplina Competitive Intelligence no IAE de Aix en Provence. É vice-presidente executivo do IFBAE - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas. Organizador do Congresso do IFBAE a cada 2 anos, uma vez na França e outra no Brasil, desde 2001. Desenvolve pesquisas nas áreas de Inteligência Competitiva e Estratégia, Comportamento, Processo decisório e tem publicado em revistas de destaque como Journal of Knowledge Management, International Journal of e-collaboration, Journal of Modern Accounting and Auditing, RAUSP, RAE-FGV, RAC (Revista de Administração Contemporânea), REAd (Revista Eletrônica de Administração), RAM (Revista do Mackenzie), entre outras. Membro do grupo de pesquisa de Gestão de Informática desde 1994.