DESAFIO SP de Inovação em Turismo 2021

Queremos a sua solução para o turismo de São Paulo e do Brasil. Por isso, vamos fazer a sua conexão com quem decide!

Inscrições abertas até 6/12/2021.

Apoio

Apoio

Participe do Desafio SP de Inovação em Turismo 2021 e conecte-se com quem faz acontecer. Lidere a transformação do turismo no Estado de São Paulo e do Brasil.

O Desafio SP de Inovação em Turismo reconhece projetos inovadores, replicáveis e com equipes capazes de executá-las.

Aproximamos você dos líderes do mercado para acelerar o seu negócio.

QUEM PODE PARTICIPAR

Estamos em busca de projetos apresentados por startups, membros da comunidade acadêmica (professores, pesquisadores e estudantes) e consultorias que contribuam com a transformação do sistema de valor do turismo:

Startups

empresas com soluções inovadoras e de base tecnológica

Academia

professores, pesquisadores e estudantes

Consultorias

com soluções para o sistema de valor do turismo

O QUE BUSCAMOS

Buscamos projetos com soluções para as seguintes temáticas:

Novos Produtos/Serviços Turísticos

Gestão Inteligente de Destinos

Transformação Digital no Setor

PRÊMIOS

O 3 primeiros colocados ganham:

R$ 5.000:

Prêmio em dinheiro.

DEMODAY:

Oportunidade de apresentar os projetos em “Demoday” para representantes do sistema de valor do turismo de São Paulo.

PROJETOS-PILOTO:

Oportunidade de realizar projeto-piloto com empresas e organizações do setor.

VISIBILIDADE:

Visibilidade através da comunicação dos parceiros FIA, Wakalua, Setur, SciBiz.

CRITÉRIOS

Saiba o que será analisado em cada projeto:

Geração de Valor

Grau de Inovação

Sustentabilidade e ESG

Contribuição para o setor/ segmento

Impacto no Sistema de Valor

PARCEIROS

Realização

Apoio

Parceiros

FAQ

O Desafio SP de Inovação em Turismo 2021, evento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com o SciBiz e a Wakalua e apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, é uma competição entre modelos de negócios e propostas de valor ofertados por empreendimentos de base tecnológica, com objetivo de incentivar, promover e fomentar soluções disruptivas e inovadoras para as atividades do sistema de valor do turismo.

Anualmente, o Desafio SP de Inovação em Turismo propõe temáticas por verticais do setor do turismo, movimentando todo o ecossistema brasileiro de inovação a propor soluções inovadoras que, diante dos novos cenários e tendências da realidade, viabilizem, de maneira competitiva, ágil, eficiente e sustentável, a construção do turismo do futuro no País.

Nesta edição, de 2021, serão três verticais: i) Novos Produtos/ Serviços Turísticos, ii) Gestão inteligente de destinos e iii) Transformação Digital do setor.

As melhores soluções serão premiadas, ganham visibilidade e são apoiadas na realização de projetos-pilotos e negócios com atores do sistema de valor do turismo.

O Desafio SP de Inovação em Turismo é destinado a startups, membros da comunidade acadêmica (professores, pesquisadores e estudantes) e consultorias com projetos ou soluções relacionadas ao sistema de valor turismo, sediados no Brasil, tanto os que estão em um estágio inicial de desenvolvimento, quanto aqueles que estão consolidados.

Consulte os detalhes no regulamento (acesse aqui).

Os projetos podem se inscrever nas seguintes categorias:

1. Novos Produtos/Serviços Turísticos

2. Gestão Inteligente de Destinos

3. Transformação Digital no Setor

O Desafio SP de Inovação em Turismo avaliará as propostas por vertical de inscrição, de acordo com as contribuições apresentadas para diferentes áreas e atividades do turismo. Consulte o regulamento para saber mais detalhes.

Os critérios de avaliação são:

• Captura e geração de valor da solução à vertical;

• Contribuição ao sistema de valor do turismo e suas cadeias de valor;

• Maturidade da oferta (proposta de valor, modelo de negócios e tecnologia);

•Princípios da sustentabilidade e ESG (ambiental, social e governança).

Consulte o regulamento.

Os 3 primeiros colocados terão:

• R$ 5.000,00 em dinheiro.

• Oportunidade de apresentar os projetos em “Demoday” para representantes do mercado de turismo de São Paulo.

• Oportunidade de realizar projeto-piloto com empresas e organizações do setor.

• Visibilidade por meio da comunicação dos parceiros FIA, Wakalua, Setur, SciBiz.

Instituída em 1980, a Fundação Instituto de Administração – FIA é fundação de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, de acordo com a Lei Estadual nº. 11.999, de 09 de setembro de 2005. Desde a sua criação, vem trabalhando na geração de conhecimento aplicado e de novos conceitos para a prática da excelência na Administração Empresarial e Pública, com mais de oito mil projetos desenvolvidos nas suas três linhas básicas de atuação: pesquisa, educação e consultoria.

O conjunto dessas experiências consolida o conhecimento da FIA sobre os vários aspectos da administração pública e privada brasileiras, o que a autoriza a desenvolver técnicas, conhecimentos e habilidades para preparar e auxiliar organizações públicas e privadas a compreender o novo cenário competitivo que se apresentará e para encontrar soluções com maior aderência aos problemas e demandas da sociedade e que tenham resultados com alto poder de impacto, além de assegurar uma gestão mais, eficiente, transparente e moderna.

Para conhecer mais, acesse: www.fia.com.br

O Wakalua Innovation Hub, com sede em Madri (Espanha), é o primeiro centro de abrangência global dedicado ao desenvolvimento de iniciativas voltadas à inovação em turismo. O Wakalua tem como parceir fundador a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência da ONU especializada que promove o turismo responsável, sustentável e universalmente acessível.

Seu primeiro programa de grande alcance foi a primeira competição global de startups de turismo – a UNWTO Tourism Startup Competition, que realizou sua terceira edição em 2020, desta vez focada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em suas três edições, alcançou mais de 15.000 projetos inscritos de mais de 150 países. A competição é apoiada por instituições públicas e privadas que apostam pela atração de empresas inovadoras como motor de crescimento em seus contextos nacionais ou contextos corporativos, incluindo: Turismo de Portugal, Distrito Digital da Comunidad Valenciana, Telefônica, Amadeus, Globalia, e Intu Costa del Sol.

 

Para conhecer mais, acesse: wakaluahub.com

O SciBiz é a maior conferência e rede de conexão entre ciências e negócios da América Latina, com objetivo de integrar pesquisadores, empreendedores e investidores, acelerando e escalando o processo de transformação da invenção em inovação.

Para conhecer mais, acesse: scibizconference.com/

São empreendimentos em fase de desenvolvimento de produtos ou serviços para soluções de problemas contemporâneos, a partir de base em tecnologia e mediante modelos de negócio inovadores com grande potencial de crescimento. Entre as suas características comuns estão:

• Escalabilidade: Geralmente o modelo de negócios da startup é escalável, ou seja, pode atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.

• Repetibilidade: Geralmente o modelo de negócios de startup tem a facilidade de ser repetível, ou seja, é possível de replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de maneira relativamente simples.

• Flexibilidade e Agilidade: A startup possui a capacidade de atender e se adaptar rapidamente às demandas do mercado.

Um centro ou “hub” de inovação é um ambiente que cria conexões entre universidades, entidades públicas, empresas, empreendedores, investidores e a sociedade, com a finalidade de estimular a aplicação de conhecimentos, tecnologias e ideias inovadoras em empreendimentos que ajudem a sociedade e a economia a enfrentar seus desafios.

FAQ    |   REGULAMENTO  

Contato: dcoelho@fia.com.br