CAPJOVEM

Coerente com suas competências e princípios de Responsabilidade Social, a FIA inovou com ações práticas para facilitar o acesso de jovens, em condições socioeconômica desfavoráveis, às principais universidades públicas do país; instituindo o Projeto Social de Capacitação Acadêmica e Profissional, chamado carinhosamente de CAPJovem.

Em 19 anos de existência, o CAPJovem já teve a oportunidade de beneficiar mais de 700 jovens, com média de aprovação em torno de 70%.

Processo Seletivo:

• Ter cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em instituições da rede pública, ou em instituição privada na condição de bolsista integral;

• Possuir renda bruta familiar mensal máxima de um salário mínimo e meio por morador;

• Estar com idade entre 16 e 24 anos completos;

• Ter concluído o Ensino Médio.

O processo seletivo consiste de prova de conhecimentos gerais, entrevista e avaliação comportamental.

Aos aprovados são oferecidos:

Aulas com professores com sólida formação acadêmica, a maioria formada na USP
Materiais e metodologia do Sistema Poliedro de Ensino
Vale-Transporte​
Alimentação em três períodos
Uniforme
Orientação psicopedagógica e psicológica

Veja o depoimento de quem escolheu o CAPJovem, e como o curso foi importante para o seu crescimento

Indicadores de sucesso

Alunos que ingressaram em universidades públicas e privadas:

PLACE, DD.MM.YYYY:
x
(Foto: Simon Plestenjak)

Coordenação

Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa

Economista; Pós-graduado em Administração Industrial; Mestrado, Doutorado e Livre Docente em Administração [Finanças] pela Universidade de São Paulo [FEA/USP];

Professor associado sênior da Universidade de São Paulo [FEA/USP], atua em Finanças Corporativas [Avaliação de Empresas, Avaliação de Investimentos, Planejamento e Controle Financeiro e Gestão do Capital de Giro], Pequenas e Médias Empresas e em Educação Financeira Pessoal; é vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil; membro do Conselho Curador da FIA (Fundação Instituto de Administração); membro do Conselho Consultivo da APF – Associação Paulista de Fundações; membro do COMPI – Conselho Superior da Pequena e Média Indústria da FIESP; Coordenador do ProCED (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da FIA); Coord. do MBA em Gestão empresarial e MBA em Gestão de Negócios de Seguros e Previdência da FIA; coord. do Pós-Graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da FIA; coord. do CapJOVEM – Projeto de Capacitação de Jovens [projeto social da FIA] e coordenador do CapEXECUTIVO – Projeto de Capacitação de Executivos em busca de recolocação [projeto social da FIA]; parecerista de instituições de pesquisa e de diversos periódicos e eventos científicos. Foi executivo de Instituições Financeiras; diretor de empresas e instituições públicas e privadas; conselheiro e membro da diretoria executiva do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros).