Como ser um bom líder?
Essa é uma questão que intriga tanto quem já ocupa um cargo de gestor quanto àqueles que se preparam para isso. Será que existe uma receita padrão, com ingredientes que garantem o seu êxito em qualquer que seja o cenário?
Será que é possível aprender a ser líder ou essa é uma competência inata, que privilegia alguns em detrimento de outros? E será que o bom líder é aquele que arregaça as mangas ou o que delega tarefas?
Você certamente já se viu em meio a dúvidas semelhantes, não é?
Esse tipo de reflexão é importante, pois ninguém descobre como ser um líder inspirador da noite para o dia. E é justamente por isso que construímos este artigo.
Não vamos apenas falar do conceito e da necessidade de aprender a liderança para ascender em qualquer empresa.
Também iremos destacar o que é ser líder hoje, considerando as necessidades atuais, o ritmo de trabalho, as relações organizacionais e tudo o que afeta direta ou indiretamente sua posição.
E você não vai terminar a leitura sem antes conferir uma sugestão de livros de liderança. É chegada a hora de mirar o crescimento profissional e aprender como ser um líder de sucesso.
Vamos lá? Estes são os tópicos que iremos abordar hoje:
Ser um líder é ser uma referência não em razão do cargo que ocupa, mas pelas condutas e o modo de agir em virtude dele.
No dicionário Michaelis, você encontra duas definições para o vocábulo:
1. Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer.
2. Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.
Em ambas, o real significado de líder pode ser bastante genérico, para o bem ou para o mal. Ter o poder de decidir, de se fazer obedecer e de influenciar outras pessoas é, de fato, algo que marca uma posição de liderança.
Mas é a forma como isso é feito que mostra um líder de verdade. “Líder é aquele que, quando cresce, os outros crescem também”, diz frase atribuída ao filósofo Mario Sergio Cortella, doutor em Educação.
Ela é especialmente importante quando inserimos o líder no contexto organizacional.
Ou seja, em uma empresa, o crescimento sustentável depende de líderes e de liderados. Com mais esse exemplo, não faltam, portanto, diferentes maneiras de responder à mesma pergunta.
E para ajudar nessa definição, podemos voltar um pouco no tempo e citar alguns dos principais líderes da história:
Essa breve relação traz todos os tipos de líderes, desde os mais carismáticos, como João Paulo II, até autocráticos, como Napoleão Bonaparte.
São lideranças de condutas bastante heterogêneas, inegavelmente.
Há quem tenha obtido tal reconhecimento por lutar por um mundo mais justo, equilibrado e igualitário, enquanto outros foram em direção oposta, tentando fazer com que seu ponto de vista prevalecesse acima de qualquer coisa.
Nem todos deixaram lições sobre como ser um bom líder, portanto. Seja como for, é justo afirmar que todos eles carregam algumas das características mais comuns a um líder de verdade.
E é sobre elas que vamos falar no próximo tópico.
A lista que apresentamos no tópico anterior traz pessoas que, reconhecidamente, tiveram na história o poder de decidir, de se fazer obedecer e de influenciar ideias e ações – como manda a definição do termo líder.
Mas é claro que isso não basta para definir como ser um bom líder.
Há uma série de comportamentos que marcam aqueles cuja liderança se dá de forma natural e positiva sobre os seus liderados, que é o que podemos chamar de sucesso.
Vamos dar especial atenção ao comportamento organizacional e falar mais detalhadamente sobre as principais características e atitudes esperadas de líderes em empresas.
Estas são algumas das competências e habilidades desejadas sobre aquele que ocupa ou pretende ocupar um cargo de liderança.
1. Coragem
A coragem de um líder pode se manifestar de diferentes formas, como ao confrontar os obstáculos do dia a dia e não se apequenar diante deles.
Colocar-se em condições de igualdade com os liderados é também um ato corajoso, assim como manter a todos, inclusive a si próprio, comprometidos e responsáveis pelos resultados da organização.
2. Entusiasmo
Liderar pelo exemplo é, também, estar motivado para poder motivar.
Esmorecer diante da dificuldade seria uma característica em contraponto ao entusiasmo, que tão importante é ao gestor no ambiente de trabalho.
Ele é que oxigena as ideias, permite ir em busca de soluções e contamina positivamente seus liderados.
3. Equilíbrio
Imagine que reflexos teria no clima organizacional condutas heterogêneas de alguém que ora liderasse pelo medo, ora demonstrasse fraqueza perante suas equipes.
Ser equilibrado implica também em ser justo e moralmente correto em todas as situações.
4. Flexibilidade
Não há como ser um bom líder sem estar aberto a novas visões.
Quem gerencia de forma engessada pode afastar a capacidade de inovar da empresa justamente por não aceitar mudanças e formas diferentes de encarar velhos problemas.
5. Gratidão
Reconhecer o esforço de todo colaborador é uma característica intrínseca a um líder de sucesso.
E isso vai além do aspecto financeiro, passando muito pelo respeito e a capacidade de reconhecer e elogiar.
6. Habilidade para se comunicar
Aceitar a comunicação de via dupla, colocando-se frequentemente na condição de ouvinte, é outra importante característica de um bom líder.
A forma como transmite uma mensagem, incluindo postura e tom de voz, também é um aspecto que faz toda a diferença nesse processo.
7. Humildade
Líderes são humanos e é preciso aceitar isso para ser um exemplo seguido não pela posição que ocupa ou o poder que ela representa.
Reconhecer erros, valorizar contribuições dos colaboradores e estar ao lado deles, em posição de igualdade, são condutas esperadas de um líder humilde.
8. Inteligência emocional
Controlar as emoções, muitas vezes, é a chave de uma liderança eficaz e que se manifesta diretamente nos resultados alcançados.
Isso significa que, mesmo nos piores cenários, é preciso agir com equilíbrio, parcimônia e racionalidade.
9. Legitimidade
Um líder legítimo é aquele que está nessa posição por merecimento e, diariamente, realiza todos os esforços necessários para comprovar isso.
Afinal, não há liderança sem o reconhecimento dela por seus liderados.
10. Proatividade
No cotidiano de uma empresa, há tarefas que existem para ser delegadas, enquanto outras exigem a proatividade do líder.
Sem arregaçar as mangas com o entusiasmo necessário, problemas não são resolvidos e acabam empurrados para fora do campo de visão, embora não deixem de existir por isso.
11. Sabedoria
Um líder sábio tem a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido na hora certa e na medida exata.
Isso exige saber reconhecer o cenário e a estratégia ideal para ele.
12. União
Os mais completos líderes da história da humanidade foram aqueles que construíram grandes equipes em torno de um objetivo comum.
Obviamente, alcançar a união exige entender os outros, se doar, motivar e engajar os colaboradores no projeto.
13. Visão
Por fim, podemos dizer que você só aprende como ser um bom líder quando enxerga o futuro da organização e insere seus liderados no projeto para ela.
Muitas vezes, isso implica em sonhar e acreditar, sem deixar de contaminar os demais em torno disso.
Depois de conhecermos algumas das características, você vai ver agora como ser um bom líder ao colocá-las em prática.
O posto de líder não se alcança por acaso, assim como manter-se nele exige comprometimento e responsabilidade com o que se espera dele.
Na sua rotina, há tarefas delegáveis e não delegáveis – e essas são intransferíveis.
Garantir o melhor clima de trabalho possível para todos é uma atitude esperada de um líder.
Isso implica em conhecer seus colaboradores, o perfil e as necessidades deles.
Um bom gestor precisa entender que funciona como um espelho para os demais.
Se ele quer comprometimento, iniciativa e proatividade, precisa demonstrar tais características no dia a dia.
A humildade, sobre a qual falamos antes, se manifesta de forma inequívoca aqui.
Um líder não está proibido de errar, mas de tentar esconder ou atribuir a outro os seus equívocos.
Ao mesmo tempo, deve ter a sabedoria para elogiar quando necessário, contribuindo para a motivação dos colaboradores.
Se você quer aprender como ser um bom líder, deve perseguir a segurança no ambiente de trabalho.
E isso passa, necessariamente, por deixar os colaboradores saberem onde estão acertando e errando, pois isso os torna mais confiantes na execução das tarefas diárias.
Não há como ser um bom líder sem respeitar as atribuições de cada funcionário, assim como a sua privacidade.
Ou seja, é preciso estabelecer limites para não ser invasivo, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Não há sucesso possível em uma empresa sem acreditar no trabalho coletivo.
Aquela velha metáfora que considera cada trabalhador como uma engrenagem fundamental para o funcionamento da máquina faz todo sentido.
No dia a dia, isso implica em identificar as qualidades dos colaboradores, valorizar talentos e dar a cada um deles a oportunidade de desenvolver melhor suas competências.
Há certos momentos em que todas as atenções da empresa se voltam ao gestor, esperando dele uma decisão segura e assertiva.
É quando a responsabilidade é do líder – e de mais ninguém – que ele precisa fazer valer o seu compromisso com o posto que ocupa, sem transferir ou adiá-la.
Aos colaboradores, o líder deve informar sobre expectativas, visão, valores e também resultados da empresa.
A falta de confiança leva à instabilidade, pode contaminar o ambiente de modo negativo e prejudicar ainda mais o desempenho da organização.
Coaches são uma espécie de instrutor avançado, atuantes em segmentos diversos.
São profissionais que agregam habilidades, técnicas e ferramentas de administração, gestão de pessoas, psicologia, recursos humanos e neurociência, entre outras.
Podemos concluir, então, que eles entendem como ninguém sobre aquilo que caracteriza um líder de sucesso.
Tudo o que você leu até aqui são algumas das dicas transmitidas por coaches em treinamentos, palestras e artigos ao redor do mundo. Mas há ainda muito mais a saber para descobrir como ser um bom líder em qualquer empresa.
Por isso, separamos outros ensinamentos para você ser reconhecido pela capacidade de liderar.
Números são importantes, mas não mais do que o capital humano.
Portanto, esteja atento aos objetivos dos seus liderados, seja bom ouvinte e compreenda como eles se comportam, tanto no nível individual como em equipe.
Situações adversas abrem espaço para o crescimento do líder e, principalmente, de seus liderados.
Sempre que o cenário exigir mudanças, procure identificar e transmitir os benefícios e oportunidades gerados a partir delas.
Um bom líder costuma ser reconhecido pela sua visão sistêmica e no longo prazo.
Isso significa monitorar os resultados, mas também prever riscos e visualizar oportunidades futuras.
Estar de olho no mercado e atento aos ambientes interno e externo da empresa contribui para a tomada de decisões acertadas.
Gestores que traçam metas e estabelecem uma sequência de ações para alcançá-las raramente são surpreendidos por algum imprevisto.
Isso acontece porque estão preparados para os piores episódios, envolvendo ainda as equipes nesse planejamento.
Separamos agora algumas frases de coaches famosos sobre líderes para a sua reflexão.
Confira!
Você está aqui para descobrir como ser um bom líder, certo?
Mas de qual estilo de liderança estamos falando?
Como você já viu, há grandes líderes na história com comportamentos totalmente opostos. Ainda assim, todos eles podem ser taxados como líderes. O que muda, no entanto, é o estilo colocado em prática ao liderar.
Veja a classificação estabelecida por Daniel Goleman, jornalista, psicólogo e pesquisador em inteligência emocional ciências comportamentais:
Você pode se identificar parcialmente com mais de um estilo de liderança ou mesmo não ver relação alguma com parte deles.
Isso é perfeitamente natural.
Embora representem um padrão observado em estudos sobre liderança, são perfis mutáveis e que podem se ajustar às situações.
Inclusive, é bastante recomendado que você tenha cada um desses estilos e saiba aplicá-los na medida certa, quando forem exigidos.
E isso passa, necessariamente, pelo seu aperfeiçoamento enquanto líder e gestor, o que pode se dar tanto por meio da leitura quando pela qualificação profissional, como iremos destacar agora.
Não faltam bons títulos quando o assunto são livros de liderança.
Inclusive, há listas na internet com mais de 30 obras abordando o tema.
Mas para não tornar a nossa relação tão genérica, vamos reproduzir agora 10 obras indicadas nos cursos da Harvard Business School, de acordo com esta reportagem da Época Negócios:
Quer uma obra totalmente em português? Leia O Gestor Eficaz, de Peter Drucker.
Você tem outra indicação? Registro nos comentários, ao final deste artigo.
Antes de concluirmos, é importante falar ainda sobre uma oportunidade real de aperfeiçoamento profissional e formação em liderança.
Você talvez lembre de uma pergunta que fizemos lá no início do texto: é possível aprender a ser um líder?
Sim, pois ninguém nasce com a liderança já desenvolvida.
Ela precisa ser desenvolvida a partir de uma constante busca por autoconhecimento e aprendizagem. Todas as características e habilidades que você conferiu neste artigo são alvos de uma formação em coaching voltada à liderança.
Inclusive, é especialmente importante que você a procure, ainda que já tenha realizado alguma pós-graduação anterior.
Afinal, as relações de trabalho evoluíram, a prática da liderança direcionou seu foco muito mais às pessoas do que outrora e há uma série de novas competências e habilidades que precisam ser trabalhadas para se tornar um líder de sucesso.
Um bom líder nunca para de aprender e vai em busca do aperfeiçoamento constante para crescer individualmente, ampliar sua visão e conduzir seus liderados a melhores resultados.
Você conferiu aqui um guia completo sobre como ser um bom líder, aperfeiçoar as suas competências enquanto gestor e qualificar a performance de equipes sob seu comando no meio corporativo.
É chegado o momento, então, de se dedicar ainda mais à sua carreira e perseguir o aprimoramento constante.
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